terça-feira, 27 de julho de 2010

A primeira convocação de Mano



Por: Paulo Vitor Moraes

Ontem o novo treinador da seleção brasileira, Mano Menezes, divulgou os nomes da sua primeira convocação para o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos.
Existia uma tendência de renovação na lista de jogadores, até porque o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deu essa condição a Mano, e foi atendido. Nomes já esperados como Neymar, Ganso, Pato, André e Rafinha estavam na lista.
O treinador não teve muito tempo para analisar quais jogadores chamar, já que foi convidado a assumir o cargo na última sexta-feira. Tudo bem, é só a primeira convocação, e que se teve a preferência por jogadores mais jovens, mas me causou estranheza os nomes de Jucilei (volante do Corinthians), Jeferson (goleiro do Botafogo), Réver (zagueiro do Atlético MG) e Renan (goleiro do Avaí).
Ao assistir a convocação ao vivo pela TV, ouvi os buchichos dos jornalistas presentes na convocação, ao se falar nos nomes dos jogadores citados acima.
Lógico que Jucilei e Renan são jogadores que tem idade olímpica e estão sendo testados. Mas acho que as convocações de Rever e principalmente o Jeferson não tem justificativas. O segundo teve uma passagem pelo Cruzeiro marcada por falhas grotescas e o primeiro não passa de um zagueiro comum.
Jogadores como Fábio (goleiro do Cruzeiro) e Elias (volante do Corinthians) são jogadores que já merecem ser chamados.
Repito, Mano teve pouco tempo para fazer sua convocação, mas que nessa relação tem nomes estranhos, isso tem.

terça-feira, 20 de julho de 2010

E as repatriações continuam



Por: Paulo Vitor Moraes

O Brasil passa por uma forte onda de repatriações no seu futebol. E isso tem dado uma qualidade maior aos nossos campeonatos, principalmente no brasileirão.
Isso é possível graças a uma mudança de mentalidade dos dirigentes, além fazer parcerias com grandes empresas dispostas a arcar com os altos valores de empréstimos e salários.
Ronaldo por exemplo, voltou para o Brasil graças a importantes parcerias e a ousadia dos dirigentes corintianos. Em compensação, o fenômeno, apesar de não viver uma boa fase em campo, é responsável por atrair grande parte dos patrocinadores.
É muito importante que os clubes continuem ousando para trazer nossos craques de volta, pois sempre nos queixamos de que revelamos muito, mas que não temos condições de mantê-los aqui no nosso país. Então, que os traga de volta.
As mais recentes e importantes repatriações como, Ronaldo e Roberto Carlos (Corinthians), Fred e Belleti(Fluminense), Robinho e Keirrison (Santos) são de extrema importância para os nossos campeonatos.
O Flamengo sonhava em trazer Ronaldinho gaúcho, mas teria que desembolsar R$ 23 milhões para ter o craque. O rubro negro carioca agora projeta a vinda do craque para 2011, e quem sabe o dentuço não pinta por aqui?
Além dos clubes, patrocinadores e jogadores, que voltam para perto das suas famílias, quem sai ganhando também são os torcedores, que podem sair das suas casas para os estádios, sabendo que verão ídolos em campo com qualidade para desequilibrar a partida. Ídolos que estavam em extinção por aqui.
Nós que criticamos tanto os dirigentes brasileiros, temos que elogiá-los nesse quesito.
Muitas vezes eles têm que arriscar, e até endividar os seus clubes, mas pensando num retorno financeiro a longo prazo, e pensando também em não privar seus torcedores do bom futebol.
Parabéns! O futebol brasileiro e seus torcedores agradecem!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lula cutuca Ricardo Teixeira



Por: Paulo Vitor Moraes

Na semana passada o presidente da república deu os seus “pitacos” na CBF. Em evento na África do Sul, Lula, de uma forma sutil, pediu mudanças na entidade máxima do futebol brasileiro. Ao que parece o presidente anda insatisfeito, como a maioria dos brasileiros que são amantes do futebol, com o tempo que o Sr. Ricardo Teixeira está à frente da CBF. Lula, sugeriu que o mandatário deveria mudar as normas das eleições da entidade, assim como ele fez na época em que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, quando reduziu o tempo de gestão para oito anos.
Ricardo está a vinte e um anos no comando da entidade e parece não pensar em “largar o osso tão cedo”. O mesmo em entrevista que a FIFA promovida todos os dias durante a copa da África, disse não estar de acordo com o presidente da República, mas prometeu pensar no assunto após a Copa do Mundo no Brasil em 2014.
De forma não tão sutil assim, Ricardo Teixeira criticou os aeroportos brasileiros, achando ele que é o único problema para 2014. O presidente Lula rebateu, e disse que será investido muito dinheiro em estrutura. Além de cobrar mudanças e pressionar Ricardo pelo título na próxima copa.
Achei muito oportuna as opiniões do Lula. Alguém com tamanha força política teria que pressionar o presidente da CBF. Que ao que parece quer finalizar sua gestão com a copa de 2014, e tentar vôos mais altos, se candidatando à presidência da FIFA, mesmo não tendo o apoio de Joseph Blatter, que já manifestou sua preferência por outro candidato.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Barcelona Bate recorde na geração de lucro



Por: Paulo Vitor Moraes


O clube catalão divulgou na última semana o seu resultado financeiro na temporada 2009-2010. E é de causar inveja a qualquer torcedor brasileiro. O Barça lucrou cerca de 11 milhões de euros (R$ 24 milhões).
Ocupando o posto que durante anos pertenceu à Real Madrid e Manchester United, o Barcelona é hoje o clube que tem a maior receita no mundo, registrando a entrada de 445,5 milhões de euros (R$ 975,7 milhões)nos seus cofres. E nada disso é por acaso.
O barça tem uma estrutura fantástica, e vê o seu quadro de sócios crescer a cada dia com as conquistas de títulos. As ações de marketing são responsáveis por 27% dessa receita.
Lendo uma reportagem sobre as finanças do Barcelona, me veio a curiosidade de saber como se lucra tanto.
Encontrei a resposta nas minhas pesquisas, e três palavras resumem os inúmeros textos que li: organização, seriedade e criatividade.
O clube possui várias lojas em Barcelona e em capitais de outros países, como em Tóquio. Nessas lojas se vende de tudo com sua marca estampada, desde peças íntimas femininas à gel para cabelo.
Ídolos de um passado recente também tiveram suas imagens exploradas para a venda de produtos. Ronaldinho Gaúcho e o camaronês Samuel Eto’o trouxeram um retorno fantástico ao seu caixa. Camisas com o nome dos dois jogadores eram vendidas numa quantidade absurda se comparada com a realidade brasileira. Na atual temporada o jogador responsável pela venda de milhões de camisas é o argentino Lionel Messi, considerado o melhor do mundo.
A captação de sócios é o principal trunfo de um departamento de marketing eficaz, por ser uma receita antecipada e entrar nos cofres do clube livre de vários impostos.
Hoje o Barcelona possui um quadro de mais de 100 mil sócios em dia com as suas mensalidades, o que gera 26% do total de sua receita.
Os fiéis adeptos tem em contrapartida várias vantagens, como descontos consideráveis na compra de produtos oficiais, pacote de ingressos para toda temporada, entrada exclusiva no moderno e confortável Camp Nou.
Toda essa competência e a criatividade do departamento de marketing na geração de valores astronômicos, dão ao Barcelona a condição de fazer uma proposta ao Liverpool de 30 milhões de euros (R$ 67 milhões) pelo volante argentino Javier Mascherano. Isso mesmo, o clube fará a proposta ainda esta semana para contar com jogador. O Barça pretende também negociar o marfinense Yaya Touré pelo mesmo valor, engordando assim o seu já recheado caixa.
A cada dia que passa, temos provas concretas de que um clube organizado, estruturado e que tenha profissionais preparados, terá resultados positivos em campo, seja a curto ou longo prazo.
E que todo esse profissionalismo sirva de exemplo para os clubes brasileiros.